Quem somos
Viveiro Sítio Pedra
O Viveiro Sítio Pedra é mantido pela Associação dos Remanescentes de Quilombo do Nhunguara.
Com a produção e venda de mudas de espécies florestais nativas e exóticas, o trabalho no viveiro alia geração de renda para a comunidade e respeito ao meio ambiente.
Quilombo Nhunguara
A comunidade quilombola do Nhunguara faz parte de um conjunto de diversos bairros rurais vizinhos, que se estendem por partes dos municípios de Eldorado e Iporanga no Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo.
Suas origens remontam aos ciclos de mineração (iniciado na região no século XVII) e de plantio de arroz (que teve seu ápice no século XIX). Nos dois casos, desenvolvidos a partir da mão-de-obra de homens e mulheres negros escravizados. Depois de fugirem ou conseguirem libertação, pessoas que eram se estabeleceram na região e favoreceram o adensamento populacional negro por ali.
O Nunhguara foi reconhecido em 2001 como comunidade remanescente de quilombo, época em que era composto por mais de 90 famílias. É formado por agricultores tradicionais com conhecimento profundo sobre o território que habitam. Ali, essas pessoas desenvolvem sua forma de cultivar roças, expressam sua cultura e conservam o meio ambiente.
O quilombo está localizado próximo ao Parque Estadual da Caverna do Diabo, em uma área de grande riqueza ambiental, com muitos rios, inúmeras nascentes e coberto em grande parte por Mata Atlântica.